Produtora

RAIZ PRODUÇÕES

A Raiz Produções Cinematográficas foi criada em 1974 pelo cineasta João Batista de Andrade e pela produtora Assunção Hernandes. O nome da empresa se deve ao fato de suas primeiras produções terem abordado principalmente temas ambientais.

Desde então, vem produzindo filmes de longa, média e curta metragens e acumulando prêmios no Brasil e no exterior, trabalhando com cineastas de prestígio das mais diversas tendências cinematográficas, bem como lançando novos talentos na área. Hoje, a Raiz Produções Cinematográficas incorpora diversos formatos em suas produções audiovisuais, utilizando o que há de mais moderno no mercado.

Estão entre suas principais obras os filmes Doramundo, O Homem que Virou Suco, A Próxima Vítima, Céu Aberto, O País dos Tenentes, O Cego que Gritava Luz e O Tronco, do diretor João Batista de Andrade. Além da co-produção de obras consagradas de Guilherme de Almeida Prado como A Dama do Cine Shanghai e Perfume de Gardênia. Da premiada diretora Suzana Amaral produziu A Hora da Estrela e Uma Vida em Segredo. Co-produziu ainda Brasa Adormecida, de Djalma Batista e Lua Cheia de Alan Fresnot.

A Raiz Produções Cinematográficas foi responsável ainda pelas co-produções internacionais Solo de Violino, da diretora portuguesa Monique Rutler e El Viaje, do argentino Fernando Solanas. No gênero documentário, produziu os longas A Margem do Lixo e Quebradeiras, de Evaldo Mocarzel, e também diversas séries para televisão.

Dentre suas contribuições mais recentes no cinema nacional estão o infanto-juvenil A Ilha do Terrível Rapaterra, de Ariane Porto, o filme De Passagem de Ricardo Elias e Onde Andará Dulce Veiga? de Guilherme de Almeida Prado. Atualmente a produtora finaliza o projeto O Grande Kilapy, do diretor Zezé Gamboa, uma co-produção com Portugal e Angola.

É um curriculum que fala por si e que é garantia de qualidade e seriedade. Seus filmes, além de circularem muito bem pelo mercado de cinema, TV e vídeo, receberam prêmios importantes no Brasil e no exterior.

Principais Prêmios: Festival de Gramado, Festival de Brasília, RioCine Festival, Festival de Belgrado, Festival Internacional Moscou (Medalha de Ouro), Festival de Nevers (França), Festival Internacional do Rio de Janeiro, Festival Internacional de Berlim (Urso de Prata), Festival de Havana, Festival de Aveiros (Portugal), Festival Cinema de Bogotá, EUA – Academia de Cinema, Artes e Ciências de Hollywood – Indicação para a Seleção do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.